Terça-feira, 10 de Agosto de 2004

Salazar ressuscitando


salazar_main.jpg

Lá tenho que interromper a badalhoquice para falar sério, mas o assunto merece-o. Pronto, já sei, de vez em quando sou dado a estas fragilidades…



 Vem isto a propósito de um novo(?) blog que apareceu este mês no blogspot dedicado a Salazar. Não, não é à Ana das modas, é mesmo ao dito António Oliveira.               


 Sou de esquerda, sempre fui, mesmo antes de 74. Por isso, ou também por isso, sempre considerei, e persisto nessa ideia, que Salazar teve uma enorme estreiteza intelectual e falta de criatividade na condução deste país.


Não me refiro a aspectos como a polícia política ou a persistência numa guerra historicamente condenada, porque esses são traços"folclóricos" da ideologia que seguia. Refiro-me em concreto à falta de vontade de fazer crescer a economia, de desenvolver o povo, enfim, a tudo aquilo que se manifesta no facto de, no momento da sua morte, sermos o povo mais pobre da Europa. E isto apesar de sermos "donos" das celebérrimas provínvias ultramarinas: sendo que pelo menos uma delas era um manancial de enriquecimento possível.


 Considero-o responsável por perfilhar a ideia de país tipo sacristia, atrasadinho quanto baste para não pensar, vivendo na ilusão de que as fronteiras são eternamente estanques.


 Mas, apesar de tudo, os governantes da democracia acabaram por me levar a um atenuar das minhas posições que, como se vê, são críticas. É que, e já o disse no meu blog, estes senhores não só não são mais criativos como, ainda por cima ficam muito longe da honestidade de Salazar.


 Ainda por cima, com as suas atitudes, estão a criar espaço para um dia destes, face ao descrédito na democracia, aparecer aí um grupelho qualquer de extrema direita disfarçado de partido, a obter algum sucesso eleitoral.


 Honre-se a memória do homem, não se achincalhe, sobretudo por aqueles que não lhe chegam aos calcanhares, mas transformá-lo em ídolo é um erro intelectual e histórico. Sobretudo agora que a livre circulação de informação e de ideias nos permite ver o que faltou a esse homem e aqueles que servilmente o rodeavam, apresentá-lo como ídolo a um povo de memória curta e a jovens que nunca tiveram de perspectivar a certeza de lhes meterem uma arma na mão para irem defender as tais “ províncias ultramarinas “, é um acto de cretinice.


 Agora que o afastamento temporal já nos permite alguma clarividência, ressuscitar Salazar é prova de mediocridade intelectual ou má vontade, ou ambas.


 Mas realmente, com governantes competentes como os que temos tido, abrem-se as portas para a erupção de tudo quanto é estúpido.


 Para aqueles que não entendem que são concepções paralíticas como as de Salazar as responsáveis por termos uma economia anã e um povo com um défice flagrante de formação cívica. E claro, como consequência, temos os governos a condizer.




publicado por bartsky às 20:02
link | favorito
De Anónimo a 11 de Agosto de 2004 às 17:07
Vim parar aqui ao blog por curiosidade, e um pouco pq eu tb ouvi mtas vezes durante os meus 27 anitos a expressão q dá título ao teu blog "Votem nas Putas"... pq os filhos já lá estão! E é no mínimo ofensivo saber que ainda existe gente a homenagear um dos causadores do 'atraso' de Portugal. Gente da minha idade a dizer atrocidades é o q mais há neste país. Eles ainda n se aperceberam q se fosse no tempo do seu grande herói não podia sequer abrir a boca?! Mas é assim a democracia, todos falam de tudo sem sequer saber do que estão a falar.. Cumprimentos e parabéns pelo grande blog LetraNegra
(http://www.bramsdelata.blogspot.com/)
(mailto:nightwitx@hotnail.com)


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Novidades

. ...

. Actualização

. Ser português

. ...

. Este blog já não mora aqu...

. Aniversário

. Bom fim de semana

. Sempre

. Este blog já não mora aqu...

.arquivos

. Março 2006

. Janeiro 2006

. Novembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds