Espanha prevê crescimento de 3% do PIB e défice de 0,5%
O Governo espanhol aprovou hoje a proposta de orçamento do Estado para 2005, elaborado com base numa estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,0 por cento e prevendo um défice de 0,5 por cento nas contas do Estado.
Qualificado pelo ministro da Economia e Finanças, na sua apresentação, como um orçamento que reflecte uma "mudança do modelo económico", inclui uma reivindicação feita pelas socialistas, quando ainda estavam na oposição, ao reintroduzir o desconto da inflação no Imposto sobre O rendimento das Pessoas Fisicas (IRPF, equivalente ao IRS em Portugal).
As despesas nas áreas sociais sobem 9,5 por cento, relativamente a 2003, e representam mais de metade do total [50,2 por cento] dos gastos do Estado, num orçamento baseado no crescimento de 3,0 por cento do PIB, aumento da produtividade por pessoa activa até 0,9 por cento e continuação da redução da taxa de desemprego com a criação de 332 mil empregos.
Além da verba dedicada à área social, deste orçamento cerca de 31,8 por cento será destinado a despesas de carácter geral, 11,7 por cento para serviços públicos básicos, como a justiça, defesa ou segurança dos cidadãos, cerca de 12 por cento a actividades de carácter económico, como investimento em infraestruturas ou investigação e desenvolvimento, e o restante a outras actividades de carácter geral.
Fonte: www.rtp.pt
Não podemos mandar os nossos governantes a um curso intensivo em Espanha?
. ...
. ...
. Este blog já não mora aqu...
. Sempre
. Este blog já não mora aqu...